sexta-feira, 28 de março de 2014

Muitas preocupações... Falta uma peça chave!




"Não andem ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças..." (Fp. 4.6)


Ansiedade. Acredito que é presente na vida da grande maioria dos seres humanos. Poderia simplesmente chamar de enorme parasita, que atormenta, que aprisiona, que entristece, e o mais importante, que desagrada o nosso Deus. Sim, desagrada.


Certa vez li uma frase sobre ansiedade que dizia assim: " No fundo, a ansiedade é como tentar, arrogante e ineficazmente, roubar o inviolável. Adquirir senhorio do que só pertence ao Eterno: o amanhã." É incrível a frequência com que isso se repete.

Vejamos...


Pare e pense em duas áreas importantes da sua vida: Afetiva (relacionamentos) e profissional (sua carreira/ trabalho). Tenho certeza que você lembrou da ansiedade assolando em algum momento especificamente diante dessas duas áreas. É comum a nossa preocupação, mas não deve ser aceitável.

Existe algo mais desanimador, do que viver numa eterna busca por tudo? Você corre atrás, se desespera, e o pior, não consegue ver nada acontecendo. Sabe por quê? Simplesmente porque acredita que as coisas precisam acontecer daquela forma e naquele tempo, e, consequentemente, se afasta de Deus. Aliás, esse tipo de comportamento demonstra claramente sua falta de fé e confiança.

Primeiro, se você anseia diminuir a ansiedade, terá que admitir em oração alguns fatos: "Tudo que tenho é o hoje"; "Tudo que quero é o que o Senhor quiser”. E, pra tudo que queres, há um tempo e um modo (Ec 8.6). 
Definitivamente, não é uma tarefa simples, entregar e descansar. Mas, indubitavelmente, isso aquietará o teu coração. Acredite!!! Deus sempre agiu com providência no tempo certo!


É impossível não lembrar do Povo de Israel na sua peregrinação pelo deserto, quando ouço a palavra "Providência". Já pensou no nível de confiança e Fé nas promessas do SENHOR que Moisés possuía ao iniciar seu trajeto para Canaã e ainda levar uma grande multidão consigo, sem ao menos saber por quanto tempo essa caminhada duraria? E o que aconteceu? Deus provia todos os dias o alimento, água, os livrava do calor intenso do deserto durante o dia e do frio durante à noite.
Releiam só essa declaração em Deuteronômio: "E quarenta anos vos fiz anadar pelo deserto; não se envelheceram sobre vós as vossas vestes, e nem se envelheceu o sapato no vosso pé..." (Dt. 29.5). Sabe Josué e Calebe? Entraram na terra prometida com as mesmas sandálias de 40 anos. Vou repetir, 40 anos com as mesmas sandálias e elas não se desgastaram. O SENHOR era com Moisés, Josué, Calebe e é conosco! 

Logo me vem a memória:
"Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas como neblina, que aparece por instante e logo se dissipa..." (Tg.4.14)

Sabe esse amanhã que tanto nos preocupa? O SENHOR já está lá, como em todos os dias da nossa vida! 

Isso não é maravilhoso? 

A peça chave que estava faltando é a confiança!

A continuação do texto aos Filipenses, no ver.7 é revigorador:
" E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o vosso coração, e a vossa mente em Cristo Jesus "

Essa Paz nada mais é que o resultado do descanso, da confiança no "efetuar" de Deus em nós. Ela "excede todo entendimento", quer dizer que vai além de tudo o que possamos imaginar. E guardará o nosso coração ( nossas emoções), e a nossa mente (nosso pensamento) em Cristo ( o lugar mais seguro ).



Nossa oração precisa ser de entrega, "com ações de graça". Agradecer a Deus pela sua provisão "cotidianamente", por todos os benefícios, pelos constantes livramentos e crendo, como escrito lá em 1 João 5.14: "E esta é a confiança que temos para com ELE, que, se pedimos alguma coisa segundo a sua vontade, ELE nos ouve..."


Segundo a sua vontade! Amém!

Deus os abençoe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário