quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Cuidem do coração! -"Hãn?" (Por Kércia Lima)

Esse título pareceu bastante um clichê desses típicos de comerciais de publicidade não é? Logo lembrei. Mas, o "cuidar" , como verbo principal dessa frase imperativa, está longe da ideia superficial e específica da indústria de "marketing". 
Sabe o coração? Deveria ser uma daquelas coisas valiosas que deveríamos guardar debaixo de 7 chaves (outro aparente cliché) .

O autor de provérbios diz em seu Cap. 4 e vers. 23 :
"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida." 
Tão repleto de sabedoria esse conselho e apenas quem já viveu a triste experiência de se "descuidar", sabe de suas terríveis consequências. 
Mas afinal, que tantas preciosidades são essas que o coração trás consigo que o faz tão digno de ser preservado? 

A palavra “coração”, usada neste contexto não se refere simplesmente ao órgão principal do corpo humano,  é bem claro não é? Quando faz menção do coração, a Bíblia está se referindo ao lugar onde se alojam as ideias, emoções, desejos e pensamentos do homem.
Nossas ações são totalmente baseadas no que está cheio o nosso coração. Já pensou nisso? 
De acordo com a nossa natureza pecaminosa é impossível que em 24h do nosso dia apenas pensemos coisas boas, até porque nada em nós era bom,  até que um dia Deus achou graça em nós e mudou essa realidade e tudo que passamos a ter de bom é o que ELE É,  portanto, se por exemplo,  surgir um desejo desses típicos "satisfatórios da carne", e não estivermos com o coração cheio da Palavra de Deus, não teremos forças pra resistir e cairemos nos enganos do nosso próprio coração. 
Dá pra acreditar? Mas é exatamente assim que acontece, e as vezes,  inesperadamente. O nosso maior inimigo continua sendo primeiramente nós mesmos, com os nossos desejos pecaminosos e insistentes e se não estivermos revestidos da armadura de Deus, será uma batalha sem chance de vitória. 
Muitas dessas quedas são reversíveis, porém somos escravos de suas consequências ,  e digo com profunda tristeza,  as feridas ocasionadas pela aceitação da ideia secular : "Siga o seu coração ",  cicatrizam,  mas deixam suas marcas, algumas nos acompanharão por um tempo como consequência. 

Qual o alimento você tem disponibilizado ao seu coração? O que tem feito quando incontrolavemente se depara com pensamentos e até desejos que não podem ser satisfeitos de acordo com sua vontade? 
Nós somos e agimos como pensamos. Alguém disse uma vez, "você quer mudar os resultados, mude as suas ações, e se você quer mudar as suas ações, você deve mudar os seus pensamentos", e se você quer mudar os seus pensamentos, você deve guardar o seu coração.

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”( Filipenses 4:8).
Os nossos pensamentos só poderão estar ocupados com coisas louváveis,  se, primordialmente,  o nosso coração estiver escondido em Deus e só podemos nos relacionar ao ponto de "nos escondermos", com alguém muito íntimo, e, intimidade com o SENHOR não há segredos... Orando e meditando nos Escritos Sagrados. E é por aqui que nós devemos começar. 

Que o nosso Deus nos ajude a mantermos um relacionamento verdadeiro e âmago com Ele e que prossigamos no conhecimento de sua Palavra! 
Amém!

2 comentários: